• Ajude-nos a Alimentar as Famílias de Portugal

Apoio Social

Acção Social

Com a Estratégia 2010, adoptada em Outubro de 1999 pela Assembleia Geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, na sequência de um extenso processo de consulta às Sociedades Nacionais, considera como orientação estratégica prioritária "melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis mobilizando o poder da humanidade".

Desta orientação decorre que são "prioridade da intervenção da Acção Social as pessoas que estão expostas a situações que ameaçam a sua sobrevivência com dignidade", nomeadamente as situações caracterizadas por ausência ou insuficiência de condições sociais e económicas.

A Acção Social tem vindo a assumir um papel primordial na filosofia da Cruz Vermelha de intervenção junto dos mais vulneráveis, assim, tentamos contribuir cada vez mais para a prossecução da defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos, com especial atenção para os excluídos e minorias analisando os problemas, identificando áreas científicas e institucionais de envolvimento, integrando-as numa acção coerente, que interprete e responda de forma eficaz às necessidades das pessoas mais vulneráveis.

Protocolo de RSI - Rendimento Social de Inserção

 

  • No âmbito da Medida Rendimento Social de Inserção (RSI) foi celebrado em 29 de Maio de 2007, com vigência a 1 de Junho de 2007, um Protocolo de Cooperação entre o Instituto de Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Local da Amadora, tendo sido criada uma equipa técnica composta por 5 elementos (2 Técnicos Superiores e 3 Ajudantes de Acção Directa), sendo a sua área geográfica de intervenção a Freguesia da Brandoa, actual Encosta do Sol (que além da localidade da Brandoa abrange a maior Urbanização Social da Amadora, Casal da Mira e, a localidade de Alfonelos), no concelho da Amadora, com o objetivo de desenvolver tarefas inerentes ao acompanhamento das famílias beneficiárias da medida. O Protocolo teve a duração de 2 anos, pretendeu abranger 100 agregados familiares e a renovação dependeu da avaliação da execução das ações de acompanhamento dos beneficiários de RSI.
  • Em Junho de 2009 o protocolo foi renovado e a 9 de novembro de 2009 foi celebrada uma adenda ao protocolo que contemplava o alargamento do número de processos em acompanhamento que aumentaram para 450, passando a equipa técnica a ser composta por 19 elementos (8 Técnicos Superiores da área de Serviço Social e Psicologia e, 11 Ajudantes de Acção Directa).
  • A 1 de Agosto de 2014 houve alargamento do âmbito territorial de intervenção para a freguesia das Águas Livres (que entre outras localidades, abrange o bairro degradado da Estrada Militar)
  • O Protocolo tem sido renovado até aos dias de hoje e tem os seguintes objectivos:

§  Elaboração do diagnóstico da situação familiar;

§  Elaboração do Relatório Social;

§  Negociação e elaboração do Contrato de Inserção;

§  Execução, acompanhamento e avaliação do Contrato de Inserção.

A equipa visa garantir a intervenção junto das famílias, na criação de condições de autonomia, através do seu acompanhamento efectivo, tendo em vista:

  • a) A potenciação dos fatores de protecção de cada família, enquanto estratégia de prevenção;
  • b) A intervenção precoce enquanto estratégia eficaz para minimizar situações de risco ou perigo;
  • c) A abordagem local e comunitária, através de iniciativas e serviços locais, centrados na comunidade e promotores do desenvolvimento social.

Locais de Intervenção:

Brandoa

Casal da Mira

Alfornelos

Reboleira Sul

Damaia

Bairro da Estrada Militar

 

Projectos a decorrer e finalizados:

- Gestão do Orçamento Doméstico – Projecto “Lá em Casa” - acções de sensibilização que visam contribuir para uma melhor capacidade de gestão dos rendimentos por parte das pessoas em situação de vulnerabilidade).

- Oficina de Emprego – Grupo PAE (Procura Activa de Emprego) - Este projecto pretende complementar as procuras de emprego individualizadas (cerca de 780 procuras deste tipo realizadas anualmente) executadas pela equipa RSI através do desenvolvimento de ferramentas sociais, relacionais e motivacionais dos beneficiários de RSI, no âmbito da inserção profissional. Esta acção é desenvolvida ao longo de 5 sessões, abarcando técnicas de procura de emprego, postura em entrevista, vestuário, legislação laboral e modalidades laborais.

Parcerias:

       

Toni Socorrista (Infantil e Juvenil) – Projecto que visa transmitir conhecimentos básicos de socorrismo a crianças entre os 6 aos 8 anos e, dos 9 aos 14 anos. Pretende-se divulgar a importância do primeiro socorro como um conjunto de gestos que podem salvar uma vida, com o propósito de difundir boas práticas de prevenção e primeiros socorros.

Projecto “Os desafios da Parentalidade” – Pretende capacitar e promover competências educativas e parentais através da partilha de experiências e estratégias eficazes que conduzem a um desenvolvimento saudável da criança/ jovem.

Programa de competências escolares e literacia emocional - pretende colmatar dificuldades apresentadas pelos jovens no seu percurso escolar. Pretende-se que os jovens sejam capazes de gerir as suas emoções e dotar os mesmos de estratégias de estudo eficazes. Envolve crianças do 2º ciclo com baixo rendimento escolar e sem frequência de Ensino Especial.

Oral Project - Protocolo estabelecido em Junho de 2018 entre a clínica dentária OP e a EPRSI da CVP Amadora, tendo em conta o elevado índice de problemas estomatológicos identificados pela equipa. Permitiu, até ao momento, avaliar e promover tratamentos de ortodontopediatria a mais de 50 crianças entre os 2 e os 11 anos de idade.

Parcerias:

Banco Alimentar – apoio de carácter emergente/urgente com produtos alimentares não perecíveis a beneficiários RSI.

 

Protocolo de Colaboração com a Associação Feeling Animals – Devido à importância que os animais domésticos desempenham na vida das pessoas comuns e, principalmente em pessoas em situação de vulnerabilidade social e com doença mental (o que por vezes tem implicações negativas nos cuidados prestados a estes membros importantes da família), a 31-05-2019 foi celebrado um Protocolo de Colaboração com a Associação Feelling Animals, o que permitirá a distribuição regular e gratuita de ração e, serviços de desparasitação a 69 animais sinalizados pela equipa. Estão ainda previstos (através de várias parcerias da rede desta Associação) outros tratamentos e cuidados, como a higiene, vacinação e esterilização.

Parcerias:

 

Projecto para melhoria dos resultados escolares através da expressão artística (finalizado) – Decorreu em 2011; Envolveu 6 crianças do 1º ciclo com diagnóstico de dificuldades escolares / comportamento desadequado. Verificou-se melhoria dos resultados na totalidade das crianças.

 

Projeto de Voluntariado Social, “Porque sou voluntário” (finalizado) - No período de referência, após termos efetuado internamente um levantamento de necessidades institucionais, elaborado entrevistas de seleção e referenciado potenciais beneficiários para uma bolsa interna de voluntariado, realizámos 3 ações de formação inicial com o objetivo de transmitir conhecimentos gerais sobre a Cruz Vermelha Portuguesa, conceito de voluntariado, direitos e deveres dos voluntários. Estiveram envolvidos no projeto de voluntariado 15 voluntários e destes, 12 colaboraram ativamente como voluntários na instituição: 5 na valência do Espaço Solidário, nomeadamente na distribuição de alimentos, 2 colaboraram em pequenas reparações na Unidade de Emergência da Delegação, 2 na realização de pesquisas de emprego para divulgação (montra de emprego) e 3 no serviço de atendimento ao público. Decorreu entre 2014 e 2018.

Alfabetização para adultos (finalizado) – visou promover a alfabetização não certificada de beneficiários de RSI, tendo decorrido no 1º semestre de 2018.

Projecto de Redução de Riscos Psicossociais na Equipa RSI – tendo em consideração que a manutenção da saúde mental e a prevenção do Burnout dos profissionais que trabalham na área social deveria estar no topo das preocupações de todas as organizações, através de Protocolo de Colaboração celebrado entre a CVP – Delegação Amadora e a Associação Portuguesa de Reiki em Setembro de 2019, a totalidade da Equipa usufrui de sessões Reiki com carácter regular, enquadrado no Projecto desta Associação - “Cuidar de Quem Cuida”.

Parcerias:

Para qualquer informação contacte os nossos serviços: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de funcionamento

  • Dias de atendimento: 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00.

Responsável do serviço

João Eduardo Tavares / Elsa Santos

SAD - Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário surge como uma alternativa à institucionalização de cidadãos, na sua maioria idosos que apresentam incapacidades físicas e/ou mentais, e que se encontrem em isolamento e sem a assistência adequada.

O objectivo central do SAD passa por garantir a assistência necessária de modo a que o idoso possa permanecer no seu domicílio, promovendo-se o equilíbrio e segurança daquele, bem como a sua autonomia e independência sempre que tal seja possível.

SAD Protocolar

Acordo de cooperação celebrado com o Instituto da Segurança Social, I. P. / Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa com a finalidade de prestação de actividades na área do Apoio Domiciliário a 32 utentes idosos do Concelho da Amadora.

SAD Privado

Prestamos Serviços ao Domicilio com toda a Qualidade e Bem Estar ao seu Alcance.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação da Amadora responde às necessidades das pessoas no seu domicilio, com capacidade para abranger 24 horas de 2ª a Domingo.

Face à vulnerabilidade que surge em cada idade e em diversas situações de vida e que tão bem conhecemos, respondemos com eficácia, simpatia e respeito pela privacidade de cada utente.

Prestamos serviços, através de técnicos qualificados, que lhe permitem permanecer com qualidade, na sua residência.

  • Cuidados de Higiene Pessoal e Conforto
  • Tarefas domésticas: higiene e limpeza do lar
  • Recuperação / Convalescença após internamento
  • Administração de medicação segundo prescrição médica
  • Acompanhamento (incluindo acompanhamento ao exterior)
  • Distribuição de refeição

Oferecemos:

  • Pessoal qualificado
  • Adaptação às necessidades do cliente
  • Preço competitivo
  • Percentagem do lucro para acções humanitárias
  • Organização de renome internacional

Descreva-nos a sua situação e a resposta será adaptada a cada caso. Para qualquer informação contacte os nossos serviços: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de funcionamento

  • 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00.

Responsável do serviço

  • Ana Baptista

Espaço Solidário

O Espaço Solidário, localizado no bairro do Casal da Mira, permite o desenvolvimento de respostas às famílias em situação de maior carência económica residentes no Concelho da Amadora.

Este espaço encontra-se equipado para a distribuição alimentar, de avultadas quantidades de alimentos.

Em 2017, devido à necessidade de implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas no território da Amadora, este espaço beneficiou de obras de ampliação que incluíram a instalação de equipamentos de conservação de alimentos. Neste espaço passaram a ser distribuídos, a partir de 2017, cerca de 34 toneladas de alimentos mensalmente a cerca de 1095 beneficiários.

Em Julho- Agosto de 2020, para corresponder ao aumento de pessoas em situação de carência alimentar devido à crise económica provocada pela pandemia Covid 19, procedeu-se a obras de requalificação do espaço que visaram o aumento necessário da capacidade de armazenagem de alimentos. Deste modo, a partir de Agosto de 2020 passaram a ser distribuídas mensalmente cerca de 72 toneladas alimentos a 2190 pessoas ao abrigo do POAPMC.

O POAPMC compreende ainda a realização de ações de acompanhamento nas áreas da alimentação saudável, gestão doméstica e combate ao desperdício aos seus beneficiários.

No Espaço Solidário são ainda distribuídos alimentos e outros bens de primeira necessidade provenientes de doações ou de das campanhas levadas a cabo pela Cruz Vermelha Portuguesa. Estas campanhas / doações permitem distribuir cerca de 500 cabazes anualmente a pessoas em situação de carência alimentar.

Horário de funcionamento

  •   2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00.

Responsável do serviço

Elsa Santos/ Ana Baptista

Histórico de Projectos

Distribuição de Leite a Crianças lactentes em situação de carência económica

Protocolo de Parceria com o Governo Civil de Lisboa (como Entidade Promotora) e o Instituto da Segurança Social, I. P. / Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (como Entidade Financiadora) no âmbito de um Programa Social de apoio a situações de carência alimentar sofridas pela população lactente, no Distrito de Lisboa. A C.V.P. da Delegação da Amadora como, Entidade Executora, desenvolve este programa no Concelho da Amadora, organizando todo o processo de gestão e atribuição do leite dietético a lactentes com idades compreendidas entre os 0 e os 12 meses.

Projecto ADAPT: Apoio Domiciliário em Parceria na Amadora

Com o objectivo de melhorar as respostas ao nível da valência de Apoio Domiciliário às reais necessidades das pessoas dependentes e dos seus familiares, a facilitação e conciliação entre a vida familiar e a vida profissional daqueles que têm pessoas dependentes a seu cargo, a implementação de novas metodologias e técnicas de intervenção conjunta nos serviços de apoio domiciliário, o encorajamento do acesso à profissão de ajudante familiar ao sexo masculino, a melhoria da imagem social do serviço do apoio domiciliário, facilitando o acesso à informação sobre a valência à população em geral reforçando e dinamizando a rede local das entidades que asseguram o serviço de apoio domiciliário e agilizando a sua relação com congéneres, foi elaborada uma candidatura à Iniciativa Comunitária EQUAL, Projecto ADAPT - Apoio Domiciliário em Parceria na Amadora.

A Entidade Interlocutora deste Projecto é o Município da Amadora, sendo a Parceria de Desenvolvimento constituída pelas seguintes Instituições:

CEQUAL (Competências técnicas): Fundação afid - Diferença, Associação Unitária de Reformados, Pensionista e Idosos da Falagueira (AURPIF), Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Amadora, Associação de Solidariedade Social Vencer - Casal Popular da Damaia e Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável (AJPAS).

O Projecto, intitulado ADAPT - Apoio Domiciliário na Amadora em Parceria, tem como meta flexibilizar o serviço de apoio domiciliário enquadrando-se, fundamentalmente, na área da Igualdade de Oportunidades, tendo em conta que nas famílias que têm pessoas dependentes, são as mulheres que, adicionalmente à profissão, asseguram o apoio aos mesmos, visto os serviços de apoio estarem completamente desadequados às necessidades reais: prestados aos dias de semana e por curtos períodos, com serviços estandardizados e insuficientes.

Este Projecto é composto por 3 fases (Acção 1, 2 e 3) no qual a C.V.P. da Delegação da Amadora é responsável pela actividade "Mais e Melhor SAD" e em que se inclui a actividade "Implementação do Modelo de Gestão da Qualidade para o SAD" que se encontra dentro da 2ª Acção: execução do Projecto da parceria de desenvolvimento e da transnacionalidade; participação nas Redes Temáticas; validação dos Produtos e avaliação da candidatura à Acção 3 e Acordos de Parceria.

A Actividade "Mais e Melhor SAD" tem como principal objectivo a prestação do SAD 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, alargar o horário do Serviço de Apoio Domiciliário passando a ser constante em detrimento do comum segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Dentro deste Projecto concretizou-se mais uma acção: a de "Implementação do Modelo de Gestão da Qualidade para o SAD". Foi criado o Produto Manual da Qualidade e Regulamento Interno Tipo, para facilitar a implementação do Manual do ISS.

Projecto de Formação Profissional

Este Projecto tinha como objectivo a Formação Profissional na área do Apoio Familiar e à Comunidade do concelho da Amadora. Teve o seu inicio em Novembro de 2001 e finalizou-se em Outubro de 2002, num total de 1230 horas, incluindo prática em contexto de trabalho.

Os destinatários deste Projecto eram beneficiárias do Rendimento Mínimo Garantido e Desempregadas de longa duração.

Frequentaram este curso 14 formandas tendo sido obtido no final do curso cerca de 60% de empregabilidade.

Este curso foi desenvolvido no âmbito do Programa de Formação Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa com enquadramento no II Quadro Comunitário de Apoio.

Projecto "Lembrar Carenque"

No âmbito do Programa "Luta contra a Pobreza", a Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação da Amadora apresentou o Projecto "Lembrar Carenque". Sendo um Projecto de Desenvolvimento Comunitário, o mesmo pressupôs uma sequência de acções durante os seus três anos e meio de vigência (de Setembro de 1999 a Dezembro de 2002) apresentando três fases distintas de acção: estudo/diagnóstico (de Setembro a Dezembro de 1999), criação de respostas sociais (de Janeiro de 2000 a Outubro de 2002) e avaliação (de Outubro a Dezembro de 2002).

As suas parcerias foram diversas: Junta de Freguesia da Mina, Câmara Municipal da Amadora, Centro de Saúde da Amadora, Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Extra Escolar, Polícia de Segurança Pública - Divisão da Amadora, "O Vigilante", Escola EB nº 3 da Mina, Centro de Atendimento a Toxicodependentes da Amadora, Instituto de Emprego e Formação Profissional da Amadora, Colectividade de Carenque, Associação de Reformados de Carenque, Hospital Fernando Fonseca, Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres, Comissão de Protecção de Menores e Adolescentes do Concelho da Amadora; Instituto de Reinserção Social, Escola Francisco Manuel de Melo, Santa Casa da Misericórdia da Amadora, Associação de Jovens Promotores de Amadora Saudável.

Este Projecto tinha como área de intervenção a melhoria das condições de vida, a animação sócio educativa, cultural e recreativa, o apoio à população e atenuação de problemas da localidade de Carenque.

Foram abrangidas por este projecto 2.112 pessoas com os objectivos de:

  • Contribuir para a dignificação e integração da população de Carenque;
  • Prevenir comportamentos de risco;
  • Promover/Criar ambientes de convívio intergeracional;
  • Divulgar um conjunto de conhecimentos e procedimentos na área da Saúde e Cidadania;
  • Promover a auto-estima individual e colectiva;
  • Adaptar as respostas sociais às necessidades da população;
  • Optimizar recursos da Comunidade;
  • Promover a criação de grupos organizados da população;
  • Estimular a participação da população.

Resultados finais:

  • Sessões de informática/formação/sensibilização - 2 a 3 sessões de 2 em 2 meses, abrangendo grupos de 8 a 10 pessoas;
  • Gabinete de Atendimento Integrado com cerca de 15 utentes por mês;
  • A Intervenção psicopedagógica abrangeu cerca de 30 crianças com problemas de inserção social e escolar;
  • No Ensino Recorrente abrangeu 12 idosas;
  • O Atelier de Formação abrangeu 9 idosas;
  • Da Formação Profissional beneficiaram 12 formandas, sendo uma de Carenque com integração profissional;
  • A Animação Sócio Cultural abrangeu cerca de 400 beneficiários.

O grau de satisfação da população alvo permitiu concluir que existiu um desenvolvimento satisfatório com benefícios para a população e que o nível de adesão às actividades permitiu existir um aumento substancial, anual. O nível de participação no Projecto foi no todo bastante satisfatório considerando as características da própria população de Carenque.

Projecto "Os Carenquinhos"

No âmbito do Programa "Ser Criança" a Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação da Amadora enquanto Entidade Promotora e Executora do Projecto "Os Carenquinhos", (com a duração de 3 anos de Setembro de 2002 a Agosto de 2005) apresentou como objectivos gerais: a diminuição do Insucesso e do Abandono Escolar ao nível do 1º ciclo e a Intervenção em situações de Risco.

Para a prossecução destes objectivos contou com várias Entidades Parceiras:

O Instituto da Solidariedade e Segurança Social - Serviço Local da Amadora, a Escola EB1 Prof. Manuel Heleno, a Associação de Pais e Amigos das Crianças da Freguesia da Mina, a Câmara Municipal da Amadora, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Amadora, a Junta de Freguesia da Mina e o Centro de Saúde da Amadora.

Com actividades diversas desde o Apoio Psicossocial a Sessões de Informação/Formação e Sensibilização foi um dos projectos mais aliciantes promovidos pela C.V.P. da Delegação da Amadora, permitindo actuar de forma adequada e suficiente a remover o perigo em que se encontravam muitas das crianças da localidade de Carenque. A implementação das actividades do projecto permitiram ainda a identificação de situações de risco que dadas as características da população alvo e das condições de isolamento a que estão submetidos dificilmente existiria.

Resultados finais:

  • Foram efectuados, cerca de 300 atendimento no âmbito desta actividade, abrangendo um total de 78 famílias;
  • 20 famílias em acompanhamento jurídico;
  • Usufruíram da actividade de Apoio à inserção em Formação Profissional cerca de 19 pessoas, maioritariamente jovens em situação de abandono ou insucesso escolar;
  • Houve intervenção em todos os agregados familiares dos 33 menores, residentes em Carenque, com Processo na CPCJ-A, tendo sido integrados nas actividades do projecto;
  • Foram realizadas cerca de 380 sessões de intervenção psicopedagógica, abrangendo cerca de 95 crianças;
  • As Actividades Lúdicas, Recreativas e Educativas abrangeram 100% da população da Escola Professor Manuel Heleno;
  • A Taxa de Insucesso Escolar decresceu vertiginosamente: 2001/2002 - 26,8% (ainda não tinha iniciado o projecto); 2002/2003 - 16%; 2003/2004 - 7,6%; 2004/2005 - 3%;
  • A Taxa de abandono escolar diminuiu em 100%. No ano lectivo de 2003/2004 e 2004/2005 não existiu abandono escolar na Escola EB1 Prof. Manuel Heleno./

 

Horário de funcionamento:

  • 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00
    Responsável do Serviço
    Elsa Santos

 

Para mais informações contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


Partilhar

Av. Dr. Jorge Sampaio, nº 26, Espaço 13

Fórum Luis de Camões

2650-363 Encosta do Sol - Amadora

 

Tel.: (+351) 21 475 00 11

Tlm: (+351) 91 220 00 00

ume.coordenacao@cruzvermelha.org.pt

Powered by jms multisite for joomla