Delegação de Amares

Notícias locais
Notícias Locais

16 de Outubro de 2013

"ACIDENTE EM GOÃES (AMARES)"

A Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um despiste um automóvel, na freguesia de Goães (Amares).

De imediato foi enviada para o local uma ambulância e Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Deste acidente, resultou um ferido (condutor). Após a prestação do socorro e estabilização da vítima, procedeu-se ao transporte da mesma para o Hospital de Braga. No local, a Cruz Vermelha contou com a colaboração de uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Amares e uma patrulha da GNR.

cvp

 

19 de Agosto de 2013

"DELEGAÇÃO DE AMARES CONTA COM 16 NOVOS ELEMENTOS E NOVA VIATURA DE SALVAMENTO LIGEUIRO"

A Delegação de Amares da Cruz Vermelha passou a contar com 16 novos elementos que juraram bandeira no passado Domingo dia 18 de Agosto.

A cerimónia decorreu no Largo D. Gualdim Pais, na freguesia de Amares, onde estiveram presentes vários convidados, entre eles o Presidente da Autarquia Local, que entregou a todos os socorristas um certificado pelo reconhecimento do voluntariado no concelho, e uma medalha pelos 25 anos da instituição. Por sua vez, a Delegação de Amares da CVP ofereceu uma pequena lembrança ao Voluntário José Barbosa (Presidente do Município), pelo apoio que tem dado a esta instituição.

Foi ainda benzida a nova Viatura de Salvamento Ligeiro, recentemente adquirida pela Delegação de Amares, tendo esta substituído a anterior.

No final da cerimónia, houve tempo ainda para realizar um exercício simulacro, onde foi possível ver todos os meios em ação.

Para finalizar, realizou-se um almoço convívio nas instalações da Delegação.

FOTO2   FOTO3

   FOTO5   FOTO4

 

16 de Agosto de 2013

"ACIDENTE EM FIGUEIREDO (AMARES)"

A Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um acidente entre um automóvel e um motociclo, na freguesia de Figueiredo (Amares).

De imediato foi enviada para o local duas ambulâncias e Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Deste acidente, resultou um ferido grave (condutor do motociclo). Após a prestação do socorro e estabilização da vítima, procedeu-se ao transporte da mesma para o Hospital de Braga. No local esteve ainda a VMER de Braga e uma patrulha da GNR de Amares.

FOTO1

 

24 de Maio de 2013

"NOVA VIATURA DE SALVAMENTO LIGEIRO/DESENCARCERAMENTO"

Já se encontra ao serviço desta Delegação a nova Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento.

vsl003

vsl0031

  

30 de Março de 2013

"Jovem de 15 anos sofre queimaduras graves ao acender lareira na Torre (Amares)"

Por volta das 19h10, a Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um incêndio na Rua do São Bento, freguesia da Torre (Amares) onde havia uma pessoa queimada.

De imediato foi enviada para o local uma ambulância com a sua tripulação, e informada a corporação dos bombeiros. Há chegada, a equipa de emergência deparou-se com uma vitima com 15 anos, do sexo feminino que apresentava queimaduras em cerca de 70% do corpo. Para o local foi ainda ativada a VMER de Braga.

 

imagem1

16 de Março de 2013


"Formação Especializada para Salvamento e Desencarceramento em veículos automóveis Híbridos-Elétricos"

Decorreu no passado dia 16 a segunda acção de formação "Formação Especializada para Bombeiros Salvamento e Desencarceramento em veículos automóveis Híbridos-Eléctricos", nas instalações do Ciccopn- Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte. Estiveram presentes mais de 150 operacionais, oriundos de vários Corpos de Bombeiros da região norte do país, CVP e GIPS-GNR, que assistiram às mais recentes actualizações sobre desencarceramento em veículos eléctricos e híbridos, tendo o formador do ACP (Automóvel Club de Portugal), disponibilizado toda a sua experiência e conhecimentos sobre este importante tema.

 

form

 

29 de Outubro de 2012

 

"Desabamento de terra mata homem em Vilela (Amares)"

Por volta das 09h12, a Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um desabamento de terra na freguesia de Vilela (Amares). Para o local foram enviados de imediato uma ambulância de socorro e a Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Há chegada ao local a equipa de emergência, deparou-se com um homem de 41 anos que se encontrava em paragem cardio-respiratória. De imediato iniciaram manobras de reanimação com DAE (Desfibrilhador Automático Externo), até a chegada da equipa médica da VMER do Hospital de Guimarães, que mais tarde, declarou o óbito. 

 

03 de Agosto de 2012

"Despiste EN205 (Santa Luzia/Amares)"

Por volta das 07h00, a Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um despiste seguido de capotamento ocorrido na EN205 (Santa Luzia/Ferreiros). Para o local foi enviado de imediato dez elementos, apoiados por duas ambulâncias e a Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Deste acidente, resultaram dois feridos, sendo o condutor da viatura o que necessitava maiores cuidados. Após a prestação do socorro e estabilização das vítimas, procedeu-se ao transporte das mesmas para o Hospital de Braga. Uma patrulha da GNR de Amares esteve no local a fim de apurar as causas deste acidente.

acidente sl

17 de Julho de 2012

"Acidente Viação - Rua da Cintura (Ferreiros - Amares)"

Na passada segunda-feira, por volta  das 12h15, a Delegação de Amares foi activada pelo CODU, para um acidente de viação, ocorrido na Rua da Cintura em Ferreiros - Amares. Para o local foram enviados de imediato 6 elementos, apoiados por uma ambulância e a Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Para além dos meios da Delegação de Amares, estiveram também no local os Bombeiros e a GNR de Amares. Deste acidente, resultaram 2 feridos ligeiros. Após a prestação do socorro e estabilização das vítimas, procedeu-se ao transporte das mesmas para o Hospital de Braga.

25032010160

15 de Maio de 2012

"CVP Apoio 5ª Rota da Laranja (BTT)"

No passado Domingo, a Delegação de Amares  deu apoio a prova de BTT (5ª Rota da Laranja) em Amares, com um percurso de 40km e dificuldade média/alta. Neste apoio esteve presente a equipa de Ciclo-Socorrista da Delegação de Amares com 8 elementos que percorreram a toda prova, prontos a prestar o primeiro auxílio aos participantes (providos com material de primeiros Socorros). Foram ainda enviadas 2 Ambulâncias que ficaram situadas em pontos estratégicos da prova.

 

rota da laranja 2

rota laranja 1

15 de Janeiro de 2012

"Despiste EN308 (Dornas)"

No passado Sábado, por volta  das 18h00, a Delegação de Amares foi activada pelo CODU para um despiste de um veículo ligeiro, ocorrido na EN308 (Dornas). Para o local foram enviados de imediato 9 elementos, apoiados por duas ambulâncias e a Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. Deste despiste, resultaram 2 feridos. Após a prestação do socorro e estabilização das vítimas, procedeu-se ao transporte das mesmas para o Hospital de Braga.
BSL
 
30 de Dezembro de 2011

"UNIDADE DE EMERGÊNCIA EM FESTA"

No dia 28 de Dezembro de 1986, “nascia” no Concelho de Amares a Unidade de Socorro/Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. Passados 25 Anos, esta instituição está enraizada e com um futuro promissor pela frente, tudo isto graças a qualidade dos serviços prestado à população.

Ao longo destes 25 Anos, esta instituição deparou-se com diversas dificuldades, conseguindo sempre ultrapassa-las com mérito e excelência, sendo reconhecida como uma instituição de referência a nível nacional, pela qual se tornou na primeira Delegação com a Certificação em Transporte de Doentes ISSO 9001.

No passado dia 28 de Dezembro foram encerradas as actividades comemorativas dos 25 Anos desta Delegação, com o "Soprar das 25 Primaveras" e o cortar do bolo. Estando presentes grande parte dos voluntários desta Instituição, aos quais foi atribuído um crachá alusivo. Os voluntários presentes foram convidados  a assinar um documento, onde ficou registada a sua presença nesta cerimónia. No final, realizou-se um desfile auto pelas ruas de Amares.

25ANOSCVA 25 PEQ
 
 
28 de Dezembro de 2011

"DELEGAÇÃO DE AMARES CONTEMPLADA COM MEDALHA DE PRATA"

No passado dia 25 de Novembro, realizou-se no Salão Nobre da Cruz Vermelha Portuguesa -Delegação de Amares, a Assembleia Municipal. Na Assembleia, a Delegação de Amares foi contemplada por unanimidade com a Medalha de Prata atribuída pelo Município de Amares onde lhe é reconhecida a qualidade do Serviço de Socorro prestado à população de Amares ao longo dos últimos 25 Anos.

A descentralização da Assembleia Municipal para o salão Nobre da instituição, foi solicitada pela direcção da Delegação de Amares, uma vez que esta está a comemora, no presente ano, os 25 Anos da Unidade de Emergência no Concelho de Amares.

 
21 de Dezembro de 2011

"MANUAL DE AJUDA EM CASO DE ENCARCERAMENTO"

Está disponível a partir desta quarta-feira no site do ACP, uma espécie de manual de instruções para cada modelo de carro.

Este manual tem como objectivo ajudar as equipas de socorro em caso de acidente com encarceramento.

Pode descarregar a ficha para a sua viatura gratuitamente no site do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Depois de descarregada, esta deve ser dobrada em 3 e colocada na pala do automóvel no lado do condutor. Cole o autocolante identificativo no vidro do automóvel, de forma a que, em caso de emergência, as equipas de resgate saibam que dispõe desta informação.

Esta ficha ajuda as equipas de socorro a identificar pontos importantes na viatura, como por exemplo, Airbag, Estruturas reforçadas, Bateria, Amortecedores mala e capô, entre outros.

Lembre-se que em caso de acidente todos os segundos contam.

 
31 de Outubro de 2011

"CURSO DAE"

No passado dia 28 de Outubro, a CVP de Amares realizou o Curso de DAE (Desfibrilhação Automática Externa), com uma carga horária de 6 Horas. Nesta formação estiveram presentes 23 Elementos da Delegação de Amares.

O Curso foi ministrado por formadores da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha.

No final do Curso, os 23 elementos ficaram aptos para manusear o DAE, como complemento ao SBV.

Durante o próximo ano, serão realizadas novas formações, de foram a que todos os elementos desta Delegação estejam habilitados a usar o DAE.

 

manequim-laerdal
DAE1
 
 
07 de Setembro de 2011

"HOMEM MORRE ESMAGADO POR AUTOMÓVEL EM FERREIROS"

Na passada Terça-Feira, por volta das 18h50, a Delegação de Amares recebeu um pedido de socorro para um acidente de trabalho numa oficina na freguesia de Ferreiros, motivo da chamada, um homem com cerca de 50 anos encontrava-se debaixo de um automóvel. Para o local foi enviado de imediato uma Ambulância e a Viatura de Salvamento/ Desencarceramento. Chegadas ao local, as equipas verificaram que o automóvel não se encontrava em cima da vitima e esta encontrava-se em paragem cardio-respiratória, sendo iniciado de imediato manobradas de reanimação, á chegada da equipa médica da VMER do Hospital de Barcelos foi declarar o óbito e posteriormente transportada para a morgue do Hospital de Braga.

 

Neste acidente, esteve também presente uma patrulha da GNR de Amares

ambu299

 

18 de Agosto de 2011

"APOIO AOS PEREGRINOS S. BENTO"

No passado fim-de-semana 12, 13 e 14 de Agosto, a Delegação de Amares prestou apoio aos peregrinos que se deslocavam para o Santuário do S. Bento da Porta Aberta em Rio Caldo (Terras de Bouro).

 

Foi montado, como já vem sendo habitual, um Posto de Socorro na freguesia de Bouro Santa Marta, dando assim apoio aos peregrinos que por lá passavam, onde lhes eram prestados apoio sanitário.

apoiosb2

 

apoiosb1

 

apoiosb

 

13 de Agosto de 2011

"EQUIPA DE SOCORRO EM MEIO AQUÁTICO - EM ACÇÃO..."

Desde o inicio da época balnear, que a nova Equipa de Socorro em Meio Aquático da Delegação da CVP Amares, entrou em acção, assegurando a vigia e socorro nas Piscinas Municipais de Amares.

 

Com a colaboração destes elementos a população de Amares sente-se mais segura nos seus momentos de lazer.

foto_eq

foto_eq1

 

10 de Agosto de 2011

" ISO 9001 APCER - TRANSPORTES DE DOENTES"

Desde o passado mês de Julho/11, que a  Delegação de Amares da Cruz Vermelha, passou a ser Empresa Certificada ISO 9001 APCER em Transporte de Doentes.

 

ISO_9001

 

amscert

12 de Maio de 2011

"Despiste em Carrazedo"

Na passada Quinta-Feira, por volta  das 18h30, a Delegação de Amares foi solicitada para um despiste ocorrido na EN205 (Carrazedo). Para o local foram enviados de imediato 7 elementos, apoiados por uma ambulâncias e a Viatura Salvamento Ligeira/Desencarceramento. Deste despiste, resultaram 1 feridos (condutor do veiculo). Após a prestação do socorro e estabilização da vítimas, procedeu-se ao transporte da mesma para o Hospital de Braga.

AC12041

AC1204

 

08 de Maio de 2011

"Cvp Apoia 4ª Rota da Laranja"

No passado Domingo, a Delegação de Amares  deu apoio a prova de BTT (4ª Rota da Laranja, com cerca de 450 participantes) em Amares. Neste apoio esteve presente a equipa de Ciclo-Socorrista da Delegação de Amares com 9 elementos que percorreram a toda prova, prontos a prestar o primeiro auxílio aos participantes (providos com material de primeiros Socorros). Foram ainda enviadas 3 Ambulâncias que ficaram situadas em pontos estratégicos da prova.

 

4_Rota_da_Laranja_2

4_Rota_da_Laranja_1

 

17 de Abril de 2011

"Despiste em Fiscal"

No passado Domingo, por volta  das 20h30, a Delegação de Amares foi solicitada para um despiste ocorrido na EN205-3 (Recta de Fiscal). Para o local foram enviados de imediato 16 elementos, apoiados por quatro ambulâncias e a Viatura Salvamento Ligeira/Desencarceramento. Deste despiste, resultaram 3 feridos, um deles encarcerado (condutor do veiculo). Após a prestação do socorro e estabilização das 3 vítimas, procedeu-se ao transporte das mesmas para o Hospital de Braga.

ACFISCAL2

ACFISCAL1

 

03 de Abril de 2011

" Juramento 12ª Escola 03/04/2011"

 

No passado dia 03 de Abril, 26 novos socorristas da CVP Delegação de Amares, cumpriram o seu juramento de fidelidade para com a instituição.
A cerimónia, realizou-se no Largo D. Gualdim Pais, estando presentes várias entidades locais.
Depois da apresentação das forças em parada e da guarda de honra, seguiu-se todo o ritual próprio destas cerimónias, tendo como momento alto o juramento de fidelidade dos novos alistados e a colocação da boina que simboliza a aptidão para as funções de socorrista.
Com o ingresso desta nova escola, a Delegação de Amares passa a conta com mais de cem elementos activos nos seus quadros, prontos para prestar Socorro a população Amarense.

 

Foram ainda entregues os cartões de Nadadores Salvadores (curso ministrado pelo ISN) a 4 elementos da CVP Delegação de Amares, contando a partir desse momento com uma nova valência na instituição, “Socorro em Meio Aquático”.

12_escola

 

25 de Outubro de 2010

"Simulacro"

A delegação de Amares participou no passado dia 22 de Outubro num simulacro organizado pela Protecção Civil Municipal, com o objectivo de testar a prontidão dos meios em caso real.

Este exercício teve como cenário um incêndio no edifício da Câmara Municipal, onde a intervenção da CVP foi socorrer e transportar vítimas de queimaduras e quedas, aquando da evacuação do edifício dos funcionários e munícipes.

 

Simu_CMA2

 

Simu_CMA1

 

10 de Outubro de 2011

"Delegação de Amares com Equipa de Nadadores Salvadores"

No passado dia 7 de Outubro, concluíram o Curso de Nadador Salvador um grupo de 7 elementos da delegação de Amares. Este curso teve início a 6 de Setembro e terminou no passado dia 7 de Outubro, com uma carga horária de 135 horas. O curso foi ministrado pelo ISN em colaboração com a coordenação nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Esta Delegação conta agora com mais uma nova e importante valência no nosso distrito.

ISN

 
 
26 de Setembro de 2010
 
"Domingo trágico em Amares"

No passado Domingo, por volta das 15H40 recebemos um pedido de socorro, para a freguesia de Paranhos para um acidente de viação entre um ligeiro e um motociclo.

 

Para o local foi mobilizado uma viatura de socorro com 3 elementos. A chegada ao local, depararam com uma vítima politraumatizada, que depois de estabilizada foi evacuada para o Hospital de S. Marcos.

 

Por volta das 18H30, novo pedido de socorro para acidente de viação na estrada nacional 205, entre o KM 53/54, onde

havia um choque frontal entre uma viatura ligeira e um autocarro, que se encontrava estacionado na berma. Dai resultou 2 vítimas, uma delas evacuadas por uma viatura da CVP-Amares, e a segunda pelos bombeiros locais.

 

Para o local foi ainda enviada a Viatura Salvamento Ligeira/Desencarceramento com 5 elementos.

 

Acidente_260910

 

12 de Setembro de 2010

"Despiste EN308"

Por volta  das 03h30, a Delegação de Amares foi solicitada para um despiste ocorrido na EN308, entre km 64 e 65. Para o local foi enviado uma ambulância de Socorro com 3 elementos. A única vitima deste acidente (condutora do veiculo) foi transportada para o Hospital São Marcos com ferimentos ligeiros.
 

CIMG3338

 

29 de Julho de 2009

"Parto na ambulância"

Dois jovens que trabalham na delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) foram, ao final da tarde de anteontem, os ‘parteiros’ de uma criança, a meio do percurso do transporte de uma grávida que acabou por dar à luz na própria ambulância.

Esta já não é a primeira vez que uma equipa daquela delegação teve que arregaçar mangas e realizar um parto. O acontecimento já se repetiu, pelo menos, três ou quatro vezes, a última das quais há cerca de 10 anos, tal como recordou o comandante da instituição, António Brandão, que garantiu que os seus elementos “estão preparados e têm formação para acorrer a uma situação desta emergência”.

Na comunidade, os dois jovens, Luís Peixoto e Rui Coimbra, de 22 e 20 anos, têm sido elogiados como verdadeiros ‘heróis’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ comentaram que “foi um acontecimento muito especial”.

Tudo aconteceu durante um serviço de urgência solicitado à Cruz Vermelha. Uma mãe, de 23 anos, de Fiscal (Caldelas), Amares, sentiu as denominadas ‘dores do parto’ e pediu ajuda para ser transportada para o Hospital de São Marcos, em Braga. Mas, o bebé quis nascer a meio da viagem e os jovens voluntários tiveram que parar a meio do percurso, em Rendufe, para assistir ao parto, que correu da melhor forma possível.

“Experiência extrao rdinária”

Há um ano, apenas, a trabalhar na delegação de Amares da CVP, foi Luís Peixoto que aparou o bebé ao nascer e que cortou o cordão umbilical. “Foi uma expreriência extraordinária”, comentou, referindo estar “preparado para prestar auxílio em qualquer eventualidade”.
“Fizemos um bom trabalho, com muita calma e muita tranquilidade e de acordo com os procedimentos correctos, tal como aprendemos na formação para o parto durante o curso base de socorrismo e com a ajuda dos utensílios do ‘kit para o parto’ que anda na ambulância”, explicou o jovem, mais ao pormenor.

A acabar nesta altura o curso em ‘Sistemas de Informação’, Rui Coimbra foi o outro jovem assistente no parto. Longe dos computadores e de cenários virtuais, o trabalho enquanto voluntário é-lhe indispensável. “É um bichinho que a minha irmã passou para mim”, disse.
Mostrando-se também muito feliz quanto à forma como o parto decorreu, Rui explicou que “é uma sensação única, ver um bebé nascer. São coisas que acontecem e nós temos que estar prontos para qualquer situação”.

No local da ocorrência esteve, também, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Braga, mas já o parto estava realizado. Depois de verificar que tudo estava bem, deu ordem para o transporte da mãe e do bebé para o hospital.